Captadores e suas bobinas
Uma cena bem comum aqui na oficina: um cliente traz um humbucker do deus metal junto com um potenciômetro push-pull, dizendo que quer uma “chave de defasagem”. Eu tenho certeza que defasar o captador é a última coisa que ele vai querer, e percebo o quanto a maioria das explicações sobre as ligações de bobinas são confusas. Vamos ver se mudamos esse cenário.
Imagine que a eletricidade passa sempre da esquerda para a direita nas bobinas, como nessa figura aqui que simboliza um captador single padrão.
Se você inverter o sentido da energia o captador está defasado. O significado de defasado é fase invertida, e isso produz um som magro, sem graves e com volume reduzido, exatamente o oposto do que esperamos de um captador do deus metal. Captadores defasados são bem pouco usados na realidade. De novo: defasar significa inverter o sentido da eletricidade, não importando quantas bobinas estão ligadas, ok?
Agora chegamos nos humbuckers. Eles possuem duas bobinas, e a maioria dos humbuckers de boa qualidade vêm com a malha de aterramento mais quatro cabos de ligação, sendo cada cabo uma extremidade de cada bobina. Cada fábrica tem seu código de cores próprio para esses cabos, portanto tome vergonha na cara e siga as instruções do fabricante. Se você usar o código de cores da Seymour Duncan em um Dimarzio vai acabar fazendo caquinha.
A ligação padrão dos humbuckers é a serial, ou ligação em série. A eletricidade passa primeiro por uma bobina e depois pela outra. Essa ligação tem bastante volume, som gordo e graves encorpados, exatamente o que aquele cliente do captador do deus metal procura.
Agora vem a segunda ligação mais comum, a Split Coil, ou cancelamento/separação de bobina. Nessa ligação só uma bobina funciona, geralmente se aterrando as duas extremidades da bobina que se quer desligar.
Essa ligação é a principal opção para quem quer simular o som macio e cristalino de captadores single, mas nada é perfeito: os ímãs da bobina desligada ainda captam um mínimo de sinal, e o captador apresentará humming.
Eu costumo indicar a ligação em paralelo para quem quer variedade além da ligação em série. Ela não é tão similar aos singles quanto a anterior, mas pelo fato das duas bobinas estarem ligadas não existe humming, uma característica bem desejável com distorções pesadas e ganho elevado, como no caso do cliente do captador do deus metal. Essa ligação fez história com o Mark Knopfler, além de ser padrão nos baixos Music Man.
Na ligação paralela a eletricidade passa ao mesmo tempo pelas duas bobinas, e o som é mais macio, médio e estalado, com menos volume do que na serial.
Potenciômetros push-pulls e mini switches são as opções mais comuns quando se decide ter a versatilidade de alterar a ligação das bobinas dos captadores.
Normalmente se usam esses componentes elétricos em captadores humbuckers, mas isso não é exclusividade deles: há possibilidade de instalar estes controles em qualquer instrumento com dois captadores ou mais. Eu mesmo tenho um jazz bass com a opção de ligar os captadores em série ou paralelo.